Hipertextus Revista DigitalHipertextus Revista Digital Hipertextus Revista DigitalNehte/UFPE Website UFPE
Indexadores Nacionais:
Indexadores Internacionais:
Visitantes online:
 
Editorial - Volume 14

Prezados leitores,

É com satisfação que apresentamos o décimo quarto quarto volume da Hipertextus Revista Digital. Tal alegria é motivada não apenas pelo reconhecimento, em nível nacional, da qualidade dos trabalhos aqui publicados, mas também (e especialmente), por sabermos que, cada vez mais, pesquisadores de relevo para os estudos nos campos da tecnologia, da linguagem e da aprendizagem elegem este veículo para compartilhar os resultados de suas pesquisas.

Abrindo este volume, temos a tradução feita por Fábio Mascarenhas e Silva da Universidade Federal de Pernambuco, do ensaio intitulado As we may think (Como Podemos Pensar), de autoria do americano Vannevar Bush. Trata-se de texto de reconhecida importância para as pesquisas acerca do Hipertexto no mundo, que foi originalmente publicado em 1945, na Atlantic Monthly (v.176, 1, p.101-108) e marcou oficialmente os estudos dessa linguagem e a expansão da internet.

O segundo texto é de autoria de Giselda dos Santos Costa e Francisca de Fátima Lima de Souza (ambas do Instituto Federal de Educação do Piauí e tem como título Construindo Pensamento Crítico Através do Letramento Visual Mediado por Tecnologia Móvel". Trata-se de um relato de experiência, em que as autoras defendem a inclusão do letramento visual no currículo da Educação Básica, como caminho para propiciar o desenvolvimento da criticidade dos alunos.

A discussão acerca do Letramento, é também tema do terceiro texto, de autoria de Núbio Delanne Ferraz Mafra, da Universidade Estadual de Londrina. É um artigo que se situa no âmbito do ensino de Língua Portuguesa, em que o autor apresenta um diálogo entre a problemática da pesquisa de intervenção e concepções de linguagem e de aprendizagem. Para tanto, aborda questões relacionadas ao letramento digital de professores da supramencioanda disciplina e apresenta o estado da arte das pesquisas que se situam na interface linguagem/tecnologias.

"TICs, Deslumbamentos e Exclusões: Novos Desafios para a Educao Tecnológicas Crítica" é o texto de número quatro, de autoria de Antonio Marques do Vale e de Ricardo Richene de Goes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR). Tendo como referência trabalhos de teóricos como Gramsci, Fromm, Schutz, Chomsky e Grinspun, os autores mostram que os recursos de comunicação são muito proveitosos e propiciam a percepção das relações que se estabelecem nas empresas, bem como os impactos e as contradições das TCIs.

Benedito Gomes Bezerra, da Universidade de Pernambuco, e Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo, da Universidade Federal de Pernambuco, no artigo intitulado Concepções de Alunos sobre Língua e Escrita em Dispositivos Móveis analisam, partindo da relação língua/variação/escola, a maneira através da qual estudantes de graduação concebem suas próprias práticas de escrita em dispositivos móveis.

No texto de número seis, Roberto Barreto, da Universidade Estadual de Feira de Santana, apresenta um estudo que traz à tona a teoria do conectivismo, enquanto meio que favorece a emersão do protagonismo juvenil, denominado pelo autor de falência metodológica dos métodos tracionais de ensino. O autor argumenta em defesa da ideia de que a web constitui um espaço em que o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá através da valorização de sua criativadade e do desenvolvimento de competências digitais utilizadas na produção do conhecimento em rede.

Fechando o presente volume, temos o artigo intitulado Idosos em Rede: Novas práticas Culturais Mediadas por Tecnologias, de autoria de Karoline Leite Guedes de Oliveira e Liliana Maria Passerino, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Por meio da netnografia do tipo Blended e da coleta de dados realizada por observação paticipante, as autoras analisaram processos de inclusão e de letramento digital de idosos.

Acessar Volume 14

Desejamos a todos uma ótima Hiperleitura!

Siane Gois Cavalcanti Rodrigues — Letras/UFPE (Editora)
Antonio Carlos Xavier — Nehte/UFPE (Coeditor)