Hipertextus Revista Digital Hipertextus Revista Digital Hipertextus Revista Digital Nehte/UFPE Website UFPE
 
 
Indexadores Nacionais:
 
Indexadores Internacionais:
 
Visitantes online:
 

   
   
Política Editorial
 
 
 

A Hipertextus Revista Digital é uma publicação semestral do Nehte – Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (http://www.ufpe.br/nehte) vinculado ao Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (http://www.ufpe.br/profletras). O Nehte também é um grupo de pesquisa registrado no CNPq.

A revista está aberta a colaboradores de todo o Brasil, e também do exterior, cujos trabalhos tratem de questões teóricas e práticas relacionadas à seguinte grande linha de pesquisa: linguagem, tecnologia e ensino. Essa linha abriga reflexões teóricas e resultados de pesquisa nas áreas de linguística, língua materna ou estrangeira, literatura, educação e retórica cujas temáticas sejam as novas tecnologias digitais de informação e comunicação nas relações pessoais, institucionais e no processo pedagógico. Em outras palavras, artigos científicos e ensaios acadêmicos que enfoquem utilização da Internet como ferramenta de comunicação, de interação e de aprendizagem nas modalidades presencial e a distância, bem como o emprego do potencial pedagógico das redes sociais como objetos semióticos de aprendizagem têm prioridade neste periódico.

A Hipertextus aceita trabalhos de mestrandos, mestres e doutorandos.

A revista tem preferência por trabalhos inéditos, mas eventualmente pode publicar textos que tenham sido veiculados em Anais de eventos científicos impressos ou on-line bem conceituados no país ou no exterior. Além dos gêneros artigos científicos e ensaios, a Hipertextus aceita para publicação resenhas de livros que abordem as temáticas afins adotadas por esta política editorial.

Os trabalhos publicados na Revista podem ser escritos nas línguas portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa, desde que obedeçam rigorosamente às normas de publicação aqui divulgadas.

Os autores interessados em submeter seus trabalhos à avaliação do conselho editorial da Hipertextus deverão enviá-los exclusivamente pelo e-mail (hipertextus@gmail.com). Inicialmente, o trabalho será avaliado pelo editor, e, posteriormente, será encaminhado anonimamente para avaliação por pares.

Passadas as duas etapas preliminares, trabalhos aprovados com ressalvas ou restrições serão devolvidos aos seus respectivos autores para as devidas reformulações, tendo a comissão editorial da revista o direito de rejeitar o texto, caso as reformulações continuem em desacordo com a política editorial desta revista.

Ao submeter o texto ao julgamento do conselho editorial da revista e terem recebido o aceite para a publicação, os autores deverão estar cientes de que não há qualquer forma de remuneração e deverão enviar um e-mail ao editor cedendo os direitos autorais do seu texto à revista. Esta, por sua vez, compromete-se a não comercializar os textos, mas sim disponibilizá-los on-line para consulta pública, gratuita e irrestrita pelos leitores que acessarem o site do periódico.

A Revista também esclarece que os autores dos textos publicados na Hipertextus são os únicos responsáveis legais por todas as informações neles contidas.

Cabe à Revista, em caráter especial, organizar anualmente uma edição temática, seja esta organizada por sua própria comissão editorial ou por um pesquisador reconhecido na área foco da publicação. Tal número temático poderá ser realizado por meio de um convite do editor da revista ao pesquisador ou de sua proposição espontânea. Mesmo nesse caso, ainda que a edição tenha um(a) organizador(a), todos os artigos são avaliados por pareceristas anônimos e devem ser submetidos às normas da revista.

A Hipertextus autoriza a reprodução parcialmente ou total de seu conteúdo apenas se devidamente citados os créditos e a fonte dessa reprodução.

Seja bem-vindo à Hipertextus!

Antonio Carlos Xavier
(NEHTE/UFPE)